O Caminho criativo

Do que mais gosto de perguntar no processo de desenvolver a identidade visual é, “o que queres que sintam a ver a tua marca?”.

É fundamental para conseguirmos um trabalho coerente com o que a pessoa É e com o que Faz. Não há marcas sem pessoas. Cada projecto é também um reflexo da pessoa que está à frente dele. Pelo menos é nisso em que acredito e é dessa forma que trabalho.

A resposta da Carina foi “Simplicidade, delicadeza e força. Quero que seja algo delicado mas não frágil. Que demonstre a força de Ser Mulher”.

Os meus olhos brilharam.

Desenvolver uma identidade de marca é muito além de desenhar um logotipo. É chegar à forma certa, à forma que conjugada com o tipo de letra certo, cores adequadas, vão transmitir emoções a quem o vê. Vão colocar a pessoa que o vê a pensar. A viajar. A ver coisas que nem eu vi quando o desenvolvi.

O meu propósito é conseguir chegar a um símbolo simples, marcante e empático.

O caminho criativo da Cíclica teve como tema a “Fertilidade” e a ideia de brotar. Onde é que encontramos uma profunda ligação com a fertilidade? Na Mãe natureza. Os terrenos são férteis, a terra gera, cria e dá o fruto.

Eu queria passar isso, esta ideia de nascimento através do “brotar” de uma folha ligando à ideia de “gerar vida”. 🌱

E assim nasceu este logotipo do qual tenho tanto orgulho.

Paleta de cores

Uma das fases que mais gosto é o estudo das cores.

“Sobre o indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir. A cor é vista: impressiona a retina. E sentida: provoca uma emoção. E é construtiva, pois, tendo um significado próprio, tem valor de símbolo e capacidade, portanto, de construir uma linguagem própria que comunique uma ideia.” Psicodinâmica das cores em comunicação - pág. 13

Tendo a fertilidade uma ligação tão próxima com a natureza é óbvio que a cor predominante para a Cíclica, tinha de ser o Verde (#526055). A cor da esperança, da saúde e do equilíbrio.

Desta forma, conseguimos também marcar uma diferença relativamente a outras marcas como a Cíclica, onde a cor predominante é o “Bordeaux” devido à forte ligação com o tema da menstruação, do sangue. E claro, faz sentido.

Mas neste caso, a intenção da Cíclica é dar um ênfase maior à Fertilidade. Trazer esperança a quem está nesse processo.

A cor Coral (#EFAB93) é a ligação à menstruação/sangue e também ao feminino.

Sendo o coral também uma cor muito presente na Natureza (flores, céu, sol), torna esta combinação de cores muito harmoniosa e feliz.
“Assim como a Natureza, tu também és Cíclica.”
Carina Alexandra - Cíclica

🌱🌍

www.ciclica.pt

Instagram Cíclica
Vê o projecto Cíclica no meu portfólio.
Ver projecto